segunda-feira, 30 de março de 2009

O básico do voleibol

Agora é a minha vez de me estrear por aqui !

Venho partilhar com vocês um site que já tinha encontrado há uns meses, e que com a chegada deste blog pode ficar guardado e acessível a todos nós. Sem mais demoras, deixo o link do site:

http://www.slt.atr.jp/~paul/sport/vb/avb.html

Chamo a atenção para o posicionamento dos jogadores na parte "Attacking and defending", nomeadamente o Center Back (CB), mais conhecido por nós como a posição 6. Ele posiciona-se atrás do bloco (quando se está a defender) ou atrás do atacante quando este está a rematar. É costume haver alguma confusão nos treinos sobre quem é que deve proteger aquela zona: alguns de nós adoptam esta visão de jogo enquanto outros preferem que suba o defesa directamente atrás do atacante. Pessoalmente discordo completamente da segunda opção, pois deixa um buraco enorme atrás e fica muito mais difícil compensar essa posição. Mas as opiniões .... Bom, já sabem o resto ! :-D

Fica então aqui o link para quem quiser dar uma olhada e pensar no assunto.

Divirtam-se e até amanhã !

6 comentários:

bruno disse...

Hehe, boa Luís! Que bom que isto começa a ter movimento!

Na minha amadora visão da coisa também me parece que o ideal é o "6" proteger ataques e blocos. O resto da equipa tem que ser dinâmico. No caso de um ataque contrário por exemplo, o defesa desse lado recuará para junto da linha de fundo e o defesa do lado contrário deslocar-se-á mais para o meio (uma vez que o "6" subiu ao bloco). O "3" fará bloco duplo (idealmente) e o atacante do lado oposto recua ligeiramente.

Nuno Pina disse...

Quem quiser, tenho esquemas feitos que mostram todos os movimentos dos jogadores nas várias posições, que fiz para a equipa que faz o campeonato do INATEL. No entanto, da equipa, só 2 ou 3 se deram ao trabalho de ver e tentar perceber o que lá estava explicado...
Quanto ao lugar do "6", em equipas amadoras vê-se este jogador a proteger o bloco e a fazer de "varredor" (uma posição com a qual me encontro familiarizado), no entanto em equipas mais profissionais, se analisarmos bem as posições, vemos que o "6" faz a zona mais ao fundo.
É assim, as equipas jogam como melhor acharem e definem estas posições consoante as características dos seus jogadores, mas penso que para nós, o melhor é o "6" fazer a protecção do bloco e das bolas curtas na zona de ataque, o defesa do lado do ataque preocupar-se com a zona ao fundo e o defesa lado contrário ao ataque focar a sua zona de acção na diagonal comprida, tendo o cuidado de não ficar atrás do bloco, pois aí não faz nada.

Espero ter ajudado nesta dúvida e caso queiram, posso disponibilizar os meus esquemas.

Luís Viegas disse...

Eu curtia dar uma olhadela, podes mandar por mail ? Ou está em papel ?

bruno disse...

Olhem um link com uns vídeos porreiros. Tenho tentado fazer alguns serviços e a coisa tem corrido bem. Claro que depois cada um pode, e deve, adaptar ao seu estilo pessoal mas o básico tá aí. Se souberem de mais vídeos deste género é favor partilhar :)

http://onlinevolleyball.com/

Nuno Pina disse...

Boas.

Quem gosta de ver vídeos, encontrei mais uns engraçados:

http://www.youtube.com/watch?v=ioI5C_DqKxw&eurl=http%3A%2F%2Fonlinevolleyball.com%2F&feature=player_embedded

Luís Viegas disse...

Links porreiros !!