Quero, desde já, agradecer a garra demonstrada pelas nossas meninas em alguns pontos, quando tudo fizeram para tentar que a bola não caísse no chão. Gostaria também de agradecer à equipa adversária e ao seu treinador por nos terem proporcionado esta oportunidade, espero que surjam mais.
Mas falando do jogo em si, penso que foi um jogo interessante e espero que tenha dado para as meninas perceberem que não são só elas que falham e que o voleibol é um jogo que deve ser jogado com inteligência e muita cabeça.
Fizemos 4 sets, o últimos dos quais até aos 15.
No 1º set, com a equipa assim formada, desde a zona 1 até à 6 (Vanessa, Xana, Joana, Daniela, Tânia, Carina), perdemos por 19-25. Embora tenhamos dado boa réplica a uma equipa bem diferente da nossa em termos de estatura e idades, falhámos uma grande percentagem das recepções aos serviços, algo que, sendo serviços fáceis, não deve acontecer com tanta frequência. Quase sempre a equipa adversária esteve na frente do marcador e grande parte das recuperações foram por falhas da equipa da AAC. Neste set, deve ser realçada a superioridade da AAC devido à ineficácia defensiva da equipa da PT.
No 2º set, após algumas alterações (troca da Xana pela Maria e rotação das posições da Daniela e Vanessa) e provavelmente ainda com a "palestra" que lhes tinha dado no intervalo, começaram bem, com a Daniela a servir até aos 7-0, pontos estes que variaram desde serviços directos até remates colocado por parte das nossas atacantes de zona 2 e 4. No entanto, aos 8-1 deu-se a reviravolta e a equipa da AAC conseguiu igualar e mesmo passar para a frente, até aos 8-9. Neste período, voltaram os erros não forçados da parte da nossa equipa e foi um mau período. Tentaram responder e fizeram o 9-9, mas logo a seguir voltaram a sofrer um parcial de 0-4, até aos 9-13. Este foi um set bem disputado mas de séries de pontos, em que cada equipa fazia normalmente vários pontos seguidos sem a outra equipa conseguir responder logo... Após os 9-13, conseguiram chegar aos 11-13 mas logo a seguir deixaram a AAC escapar-se para os 11-16. Com algumas orientações minhas, fizeram 5 pontos seguidos, entre eles um bom bloco da Daniela na zona 2, e colaram-se nos 16-16. Nos pontos seguintes, foram pontos bem disputados, mas ainda com algumas falhas pelo meio. O resultado final foi 25-23.
No intervalo, dei-lhes os parabéns, disse que tinha gostado das melhorias mas que se continuava a falhar muito e que tinham de jogar com a falha da equipa contrária.
No 3º set, troquei a Tânia pela Xana e rodei as posições da Carina e da Joana, ou seja, ficou Daniela, Maria, Carina, Vanessa, Xana e Joana. Este set voltou a ser bem disputado, mas mais uma vez, as falhas nas recepções aos serviços fáceis da equipa da AAC voltaram a aparecer. Outra coisa que também se notou e que fui alertando é para a falta de comunicação que se viu no decorrer dos sets mas principalmente neste, com tentativas de recepção partilhadas por 2 pessoas em zonas próximas. Novamente se verificou que o placar de pontuação se mexia em blocos, ou seja, uma equipa fazia uma série de pontos e depois era a vez da outra equipa responder também com uma série de pontos até igualar ou mesmo ultrapassar. Viram-se bons remates, bons blocos e boas jogadas, mas como se costuma dizer, morreram na praia, pois estiveram a ganhar 23-18 e deixaram-se igualar e até ultrapassar. Aos 23-24, responderam e fizeram o 24-24 e o 25-24, mas não conseguiram o ponto decisivo e acabámos por perder por 25-27.
Finalmente, fizémos um 4º set mais curto, em que utilizámos a formação do 1º set mas com rotação entre a Daniela e a Vanessa (são experiências :) ). Como não podia deixar de ser, muitos pontos seguidos de cada equipa, com a mudança do serviço a ser concretizada devido quase sempre a falha da equipa e não por ataque ou bloco concretizado pela outra equipa. Mas lá foram jogando o que podiam ( não o que sabiam pois costumam jogar um bocadinho melhor) e acabaram por ganhar este set por 16-14.
Espero que a equipa tenha percebido que não são só elas que falham, que é inteligente jogar com a falha adversária e não um sinal de fraqueza, este jogo é muito táctico, tem que se pensar bem antes de executar um remate pois se tivermos um bloco forte à frente ou se a bola estiver baixa, pode não valer a pena rematar com força.
Outra coisa que também percebi, foi que gosto mais de jogar do que estar na pele de treinador, sofri muito por dentro ao ver certas jogadas, mas, como fiz questão de transmitir a todas as jogadoras, embora ainda hajam muitas falhas, estão no bom caminho, só é preciso continuar a trabalhar com vontade. Não devemos desanimar por motivo nenhum.
Vamos continuar a trabalhar e a tentar corrigir as falhas que ainda há, tanto defensivas como de ataque.
Não posso também deixar de agradecer a quem foi ver, pois penso que o apoio dado por amigos e familiares é bom nesta altura de aprendizagem, assim não me têm só a mim a "chatear e a ralhar"...
Faço votos de que, nas próximas iniciativas deste aspecto que se façam, que possam voltar a aparecer e a contribuir com o vosso apoio incondicional para o espírito da equipa.
Beijinhos e abraços a todos e até terça
3 comentários:
desde de ja te agradeço pores aqui a cena como te pedi porque como te expliquei por motivos da vida nao pude ir ver....depois se puderes mandar o video pa eu ver agradeço te
bom fim de semana ate terça
Não tens de agradecer, já tinha pensado colocar aqui um pequeno resumo.
Quanto ao vídeo, tenho de o passar para o pc mas depois eu gravo num dvd para emprestar a quem quiser ver.
Quero só deixar aqui uma correcção ao que escrevi, pois quando disse que gosto mais de jogar do que estar na pele de treinador, só me queria referir à vontade de saltar para dentro do campo. Estou a gostar muito desta experiência pois vocês, meninas, estão a dar luta. Se todas vocês soubessem jogar bem, qualquer um fazia de treinador, mas como cada uma de vós tem uma personalidade forte e especial, tenho tentado lidar com cada uma de forma diferente. Obrigado pelo convite feito para vos treinar. No entanto, mesmo sendo eu a "autoridade máxima", fico à espera que qualquer uma de vocês me diga quando eu tiver agido ou falado de forma agressiva ou feito algo que não tenham gostado. Ok?
Enviar um comentário